quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

EXCELÊNCIA



[Do lat. excellentia.]
S. f.
1. Qualidade de excelente; primazia.
2. Tratamento das pessoas de alta hierarquia social, dado também a senhoras. [Abrev., nesta acepç.: Ex.ª.]
3. Bras. Cantiga de velório em uníssono, sem acompanhamento instrumental: & [Var. (bras., N.E., pop.), nesta acepç.: incelência. ]

- Por excelência.
1. No grau mais alto; com primazia; acima de tudo.

Nesses últimos dias, estive pensando sobre a importância de se ter excelência. Como as pessoas não se preocupam muitas vezes com os pequenos detalhes. Porque os pequenos detalhes fazem, sim, toda a difenrença. Ontem vi uma reportagem sobre um homem que monta uns bonequinhos muito fofos para o natal, são coisas muito lindas, na reportagem ele comentou que o mais importante eram os detalhes, porque eram com eles que as pessoas se encantavam, com os sapatinhos minúsculos e bem feitos...

Enfim, a perfeição necessária parte dos detalhes, o detalhe que falta para fazer a diferença. Isso é o que diferencia os profissionais, dos melhores, dos mais importantes, os detalhes que cada um constrói ao longo do caminho.
Há também um lado ruim. O excesso. A busca desenfreada pela perfeição.
Pelo detalhe da beleza, a China nas olímpiadas usou uma cantora mirim "bonita" Lin Miaoke, (primeira foto) para dublar a talentosa cantora mirim Yang Peiyi(segunda foto), por ser feia.
A China foi criticada, corretamente, por todo o mundo, mas há uma hipocrisia aí. Ninguém vê que em cada lugar isso se repete em nome da beleza? Mas a questão não é essa.

A questão é que agora a China decidiu proibir todo o tipo de dublagem , alegando justamente a necessidade de excelência.

"Primeiramente, tenha o 'cantar-de-verdade' como sua prática padrão e escolha apenas os artistas que podem realmente cantar. Ponha, firmemente, um ponto final à dublagem”, afirmou o oficial da SARFT Zhao Huayong num comunicado publicado no site do departamento.
Agora, eles entendem a dublagem como um ato de enganação, portanto, um crime.
Proibir, é sempre um ato desesperado e nesse caso parece muito abstrato. Mas o que não se proibe na China?

É necessário estar atento para os pequenos detalhes, é importante ter em mente uma boa meta, mas é bom saber quando parar e mais importante ainda quando tudo é real.

Daquele horrível incidente saíram duas crianças feridas, com seus defeitos reforçados mundialmente, uma bonita e sem talento e outra talentosa porém feia. Nenhuma superou a outra. Pois uma não apareceu, mas a outra não cantou.

4 comentários:

Vampira de Luxo disse...

Proibir todo o tipo de dublagem? Esta China mesmo... Acho que eles tem prazer em proibir as coisas, ou pelo menos estão fazendo isso como medida paliativa de se mostrarem "arrependidos". Por sorte que a Britney Spears não é adepta de fazer shows na China, já pensou cantar sem playback? Meeeedo!
É, se as pessoas se encantam tanto com os detalhes, porque se mostram omissas a retirada dos acentos, tremas, crases e afins de nossa língua? Se estes DETALHES que a fazem tão bela! *Revolta*
Ainda não superei esta perda da Língua portuguesa! Hehe
Otimo posto flor!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HelianaBastos disse...

Oláá´!
vim por meio do blog dessa vampira ai em cima que éuma flooor! hhehehe
será que é o caso de PROIBIR a dublagem?
mas esses chineses são complexos demais!de china eu só gosto das roupas...heheheheh

mtobomteublog,vc escreve com a verdade.devia ser jornalista...heheheh
brincadeira...

:*

Vampira de Luxo disse...

Agora minha vez de falar: ATUALIZA TEU BLOG! ;)