domingo, 17 de maio de 2009

Velha é a vovozinha!!!




Antes de atendermos os pacientes temos esse costume de ler o prontuário do paciente, para saber da sua história, e entender um pouco dele, tornando a consulta mais fluída.
Pegamos essas folhas e lemos sobre tratamentos antigos, cirurgias, uma longa vida, e logo na minha cabeça se formou a imagem de uma velhinha entrando no consultório.
Quando chamamos pela paciente, que surpresa a nossa. Era de fato uma senhora, mas não parecia tão velha quanto imaginei, nem perto disso. Então, para constatar que a pasta estava correta conferi o nome e perguntei sobre sua idade, ao que ela respondeu:
_ Vou fazer 83 anos no fim do ano.
Ficamos boquiabertas. Ela tinha uma energia, uma juventude, contou-nos muitas coisas sobre sua vida, como era amada e como cuidava das pessoas à sua volta. Que ainda viaja pelo menos uma vez por ano. Que estava sempre se exercitanto. E que seu marido ainda era muito ciumento e que caminhavam sempre de mãos-dadas.
Contou que só teve um filho e o vizinho rico vinha sempre a visitar para comer, ou mesmo só para o café. Que a prefeita da cidade sempre estava lhe pedindo dicas de beleza.
Contou que era feliz.
E quando dissemos que todos os exames estavam normais, que não havia com o que se preocupar ainda por muitos anos, ela se emociou e nos abraçou.
Ansiosa, em pé, quase não esperando nós terminarmos de preencher os papéis ela queria ir embora contar ao marido que estava tudo bem.
E foi embora agradecida por tudo.
Em mim ficou uma sensação muito boa. Um desejo de uma velhice calma, cuidando de jardins e contando histórias para netos e bisnetos...
Agora sei que é possível, mas qual será o segredo?

2 comentários:

Minnie disse...

Ai meu Deus! Que texto lindo, q gente linda. Vc e a senhora.
Segredo? Não tem segredo. É ser feliz e mais nada.
Depois de passar alguns "perrengues" nessa minha vidinha q apenas começa, aprendi q quero ser assim qdo crescer, como essa senhora, simples e somente FELIZ! LINDA!
Amei teu blog!
Bjos!

Vampira de Luxo disse...

O segredo? Dormir pelo menos 8h por dia e comer bem. Como não sigo nem uma coisa nem outra, espero que minha genética compense... KkKk
Blog atualizado, passe lá para beber uma taça de sangue, digo.... Vinho! ;)