sábado, 16 de maio de 2009

Minha meia é vermelha....




Eu gosto de moda. E não me importo com os preconcetios que vão formar na sua cabeça à meu respeito por isso. Esse é um detalhe importante, não se importar. Porque a vida só acontece pra quem não se importa com esses detalhes pequenos.
Estava lendo um blog que decobri a pouco tempo e que tenho gostado muito, e nele Lily Zemuner contou sem muito pesar de uma passagem em sua vida que me fez lembrar da minha adolêscencia e de como nossa sociedade hipócrita continua punindo as pessoas "diferentes". Continua querendo o correto, o igual e o padrão. E as pessoas comuns continuam se horrizando.


Não tive a oportunidade de comentar, mas houve um episódio na história da propaganda americana, no fim do ano passado, em que uma blogueira,tapada, viu uma mulher numa propaganda na internet, sobre café, foto acima, com uma esharpe que para ela lembrava a cultura islâmica, ela exigiu que cancelassem a propaganda porque a echarpe era "adorno costumeiro de terroristas muçulmanos que aparecem em vídeos decapitando pessoas e fazendo reféns". ( Eu sou louca???). Alguém precisa dizer para aquele povo: LET IT GO!!!

O pior, é que os donos da propaganda se desculparam e a retiraram do site. A diferença foi escurraçada, por algo que nem existia. Absurdo. Não há respeito entre as culturas! Nem comunicação. Ninguém quer ceder.


Sabe, eu poderia dizer como é difícil ser diferente, como riem das nossas meias vermelhas (eu já usei muitas),como apotam nossas roupas desconcertadas, nosss idéias inovadoras são rejeitadas, e às vezes somos escondidos por nossos amigos super defensores. Poderia... Mas não vou...


Vou dizer que os normais são quem perdem. Porque não se escrevem livros sobre pessoas normais,e se fazem, essas deixam de ser. Não se fazem filmes sobre pessoas normais, esolhem pessoas corajosas, que escalam montanhas, que são loucas, que viajam, que pulam, que amam, que esperam, que cantam, que desagradam, que fazem e que usam meias vermelhas. Nós fazemos história.
I wanna be Susan Boyle... rs



Reportagem BBC: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/05/080530_propagandapolemicafn.shtml

7 comentários:

Lily Zemuner disse...

Fantástico!

Jule, como é bom dominar as palavras, você conseguiu, lindamente, expressar o que eu sinto e o que muitas pessoas devem sentir. Parabéns pelo texto, vou linkar no blog, tá?
E sejamos diferentes, porque ser diferente está na moda! Chega de preconceito.

Grande b-jo!

Jule Santos disse...

Que bom que gostou. Claro que pode!! bjos

alineaimee disse...

Adorei sua crônica!
Essa semana mesmo estava comentando com a Lily como as pessoas me olham confusas qdo uso meias coloridas. Só que eu metoum oclão na cara, empino o nariz e vou como se fosse decolar a qualquer momento, amarradona!
As pessoas adoram censurar umas a outras e por isso acabam se censurando.
É impressionante a síndrome de ovelhas que tem, o pavor de destoar do comum e o medo do incomum.
Vc tem toda razão no que diz!
Mas espere só a mocinha da novela das 21 aparecer com uma meia vermelha pra ver se meio mundo não vai usar tb.
Falta de originalidade é foda! E preguiça de pensar por si só tb!

Beijão!

Jule Santos disse...

Obrigada Aline!! E é isso mesmo que vc falou. As pessoas sempre escolhem um caminho mais fácil e o medo de pensar é absurdo. E eu diria tb o medo de não ser aceito.
Bjos

Chris disse...

Super concordo com vc!! E acho esse pensamento muito fechado, antigamente eu falaria que isso e coisa de gente do interior que fica cheio de padroes para a vida e ate no que vestir. Falo isso porque eu sempre ousei e inventei coisas e as pessoas eram hipocritas e falavam sobre a roupa, eu morava no interior. Mas sei la sabe. Nao vou dizer que issoe so la... o que aconteceu com Lily, poxa vida, foi em SP!!
Entao a questao sao mesmo as pessoas. Umas tem a cabeca fechada e outras abertas. E eu entro tbm no segundo grupo. E tento fazer historia!=]
Adorei seu blog. bjks

Minnie disse...

Jule!!!
Te achei por indicação da Lily e fiquei encantada! Esse texto traduz de forma otimista e inspiradora a importância e a graça de ser diferente!
Também já sofri por ser diferente, paguei o preço da exclusão e tudo o mais, mas hoje, sou feliz e gosto mesmo é de fazer a diferença!
Bjos!!!

Lola... disse...

Bem...eu achei muito legal voce tocar em meias vermelhas...kkk...eu uso meias vermelhas..é uma senasação de liberdade nao ?!! você percebe que todos te olham;ai fico pensando..a moda do jeito que esta,ou melhor as pesssoas neh??!..porque tanto espanto??..bem eu moro numa cidade de interior,eles se espantam com qualquer coisa (rsrs)..a roupa que usamos nos diz que personalidade temos,e isso e fantastico podermos brincar com isso..nem que seja para deixa-los boquiabertos kkkk......adorei seu blog..beijoss