segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Fome, por opção!



Ontem passava em frente a televisão enquanto ia à cozinha pegar café, quando uma reportagem sobre modelos me chamou a atenção. Estava passando no programa Fantástico da Rede Globo.

Eu gosto muito de moda, não para exaltar um senso ridículo de marca, mas pela arte. E pela beleza. Acho as modelos bonitas, mas não concordo com muita coisa, como toda profissão e seus problemas.

Para ser tão magra quanto modelos, é necessário muita renúncia, e muitas garotas estão realmente desesperadas e compenetradas à isso. Não digo simplesmente que é insanidade, não é ofensa, mas é necessário um olhar atento ao perigo. A linha que beira a morte em muitos casos, infelizmente não raros, é tênue.



É interessante como as pessoas gostam de assitir a pressão que aquelas garotas passam, lembrando muito um vestibular, onde você é selecionado e selecionado, e de repente descartado por não ser bom o suficente. Igual à tudo o que acontece no nosso mundo real. Mas ali é mais interessante. E elas são tão novas aqui...

Logo me irritei. Porque tantos problemas de saúde e emocionais que poderiam ser abordados aqui foram interrompidos quando elas imploravam desesperadamente por chocolate. Então colocaram uma geladeira cheia de doces para as "torturar". E as filmavam desesperada, lutando contra o instinto e o desejo. Correndo embaixo do edredon para roubar o pedacinho de doce.

E a narração as chamavam de "desesperadas", "famintas", as criticando. Mostrando-as bizarras, lambuzadas de chocolate, como se fosse crime se divertir com o nosso ponto fraco. Quem narrou aquela cena, provavelmente nunca sorriu com os dentes sujos de comida, constrangido por ser pego, rindo da cena e contemplado por bons amigos.



Já é tão dificil, já é tão frágil. E quem não tem assunto pra vender, piora o que já não é bom.
Não terminei de ver o que aconteceria em seguida, se eles se desculpariam. Se conscietizariam. Se manipulariam mais. Tudo estava estragado.

Por fim, me conformei com a distorção da mídia. Sempre esteve aí. E esse espelho você pode substituir por uma TV.


"Eu sou assim, mas a TV mostra isso..."

Um comentário:

Vampira de Luxo disse...

Eita que este Jardim Aeroporto tá uma várzea hein? KkK Postando 3h da tarde... Brincadeira hein?
Detalhes à parte, gostei muito da abordagem do texto, humilhante o que fizeram com as moças... Afinal quem nunca se rendeu aos prazeres gastronômicos? Duro que tv quando não tem reportagem boa para fazer coloca qualquer merda para preencher espaço (vide BBB).
Ahh gostou do texto? Pois é não foi minha intenção, sabes que não sou boa em poema/poesia... Mas quem sabe num sopro de inspiração saia algo melhor e a prática leve aos bons frutos. =D
Kissu!